sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Teste ITEP

Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim pois eu estou ótima graças a Deus, depois de muitas aventuras e uma saga muito triste que me ensinou que nem tudo sai como planejamos, mas vamos por partes :)

Bom, estou aqui para contar para vocês como foi meu teste ITEP (teste de proficiência de inglês que a Experimento (APIA aqui no Brasil) aplica para qualificar as candidatas à au pair).

Eu demorei um mês para preencher toda a documentação do programa e fazer o video, entao me planejei para fazer o teste ITEP no mesmo dia que fosse entregar tudo na agência. Um semana antes já comecei a me preparar psicologicamente pois estava muito nervosa e com medo de não ser aprovava, não nervosa pela prova em si mas sim pelo isso iria me acarretar como atraso no processo, pagar pra fazer novamente, enfim, não queria passar por nada disso.

Como a minha agência não fica na cidade onde moro, no dia marcado acordei com aquele espírito sossegado controlado e fui pro ponto pegar o ônibus e eis que... o bus estava lotado e não parou pra mim... Nem acreditei pois o próximo seria depois de uma hora... Resolvi pegar um ônibus para outra cidade próxima e de lá seguir para meu destino. Chegando na cidade da agência ainda teria que pegar um circular até a agência, fiquei esperando uns minutos na rodoviária e fui, pedi ao cobrador para parar no ponto X pra mim... Andei, andei, andei e nada de chegar... Comecei a ver uns lugares estranhos por onde nunca tinha passado antes, estranhei, levantei e perguntei pro cobrador: "falra muito ainda pro ponto tal?" Ele na maior calma desse mundo falou: "Nossa moça, esse ponto já passou faz tempo, agora vai demorar pra vontar lá..." Eu comigo mesma: O que? Não é possível, que má vontade!!! Ainda disse: "É que é tanta gente pra avisar..." Nessa hora fiquei até sem reação, já estava mais de uma hora atrasada e o motorista vendo meu desespero cara de quem comeu e não gostou, falou pra que eu descesse no próximo ponto e pegasse outro bus que passa por ali até o ponto mais próximo da agência, visto que nenhum passaria naquele rua pois daquele sentido era contra-mão.

Genteeeeee, estava dando TUDO errado, liguei na agência e queriam desmarcar o teste pois já passava de duas horas de atraso, implorei pra fazer e a consultora foi muito compreensiva e falou que poderíamos conversar quando eu chegasse à agência. Juro, quando cheguei lá já estava muito desestabilizada, parecia uma adolescente em crise, a ponto de cair de prantos e... foi o que aconteceu quando comecei a contar o que havia ocorrido, não consegui segurar. A moça que me atendeu foi uma linda, me deu água, conversou comigo até eu me acalmar "Muito obrigada Carol!" e perguntou se realmente eu queria fazer o teste depois de tudo isso... Eu estava determinada a não precisar voltar lá de novo e não correr o risco de passar por tudo aquilo novamente então falei que queria fazer o teste sim e lá fui eu...

Pessoas do meu Brasil, muitas meninas falam que o teste é super simples mas sinceramente não achei não. É tudo cronometrado, demora no total em torno de 30 minutos e é composto da seguinte forma:

Listening
8 diálogos curtos com 8 questões (uma de cada diálogo)
2 diálogos de 3 minutos cada com 5 questões de cada diálogo
1 diálogo de 3 minutos e meio com 5 questões

Speaking
2 temas para que a candidata fale sobre e argumente o porquê da resposta (o primeiro com 30 segundos para formular a resposta e 45 segundos para responder e o segundo com 45 segundos para formular a resposta e 45 segundos para responder)

Bom, saí frustradíssima de lá com 99% de certeza que não tinha sido aprovada. Fiquei os dias seguintes na maior angústia fazendo todas as orações para que o resultado fosse bom. Ontem, 4 dias depois recebi o e-mail com o resultado, quase infartei quando vi, fiquei muito tensa para abrir maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas eis a surpresa, EU PASSEI!!! Depois de tudo isso ainda consegui passar, imaginem a minha felicidade hahahahaa

Por isso estou aqui pra dizer pessoal, o que tem que ser será, pode acontecer o que for no caminho mas a gente consegue. Não desistam diante das dificuldades, elas acontecem e na hora parece que tudo vai dar errado mas depois a gente vê que só serviu para nos fortalecer.

Obrigada pela paciência de ler tudo e chegarem até aqui. Continuem seguindo o blog que logo logo terei mais novidades do processo. Grande beijo a todos!!! :)

4 comentários:

  1. Como disse no Face, meio que senti tudo que você passou, até porque é muito agoniante quando estamos com algo em mente e começamos a executar, mas aí alguns entraves começam a ocorrer e bate aquele sentimento não muito legal. O mais importante é: você passou, você tem seu vídeo e você vai ficar on (se já não estiver).

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Larissa, no final graças a Deus tudo dá certo. Eu ainda não estou on mas espero que fique rapidinho hehehe
      Volte sempre por aqui! ;) Bjaoo

      Excluir
  2. Viviane,

    Que dia hein? rsrs
    Mas deu tudo certo, isto é o mais importante...
    Só cai 3 listening e 2 speaking?
    Tô morrendo de medo do meu...

    bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Naty, foi um dia muito tenso sim mas graças a Deus deu tudo certo.
      São alguns diálogos curtos no começo com uma pergunta de cada, depois dois diálogos longos com 5 perguntas de cada um se não me engano e no final são duas perguntas que você terá 1 minuto na primeira e 45 segundos na segunda pra responder. Não se preocupe porque se você tem noção de inglês, consegue entender o que as pessoas falam e se expressa razoavelmente bem em situações do dia a dia você não terá o menor problema pra passar. Tem alguns grupos no facebook com dicas sobre a prova, se você não encontrou ainda me fala que te mando o link ;)
      Bjosss

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário